"ATUALIZAÇÃO - A primeira edição foi publicada há 18 anos e as informações referem-se aos períodos antes do descobrimento do Brasil, navegações portuguesas e afins.
![]() |
Matéria publicada no caderno PLUS Domingo (Jornal Diário do Amazonas, de 15jan16) |
O estudo da História do Brasil ganhou um atrativo com informações em vários formatos. Agora, os interessados podem utilizar a nova versão do Atlas Histórico.Brasil 500 anos,lançada 18 anos depois da primeira edição, e ainda com uma facilidade: todo o conteúdo elaborado por uma equipe de pesquisadores da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas - FGV, pelo jornalista e tradutor Bernardo Joffily e pela professora de História da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (Udesc), Mariana Joffily. A nova versão está disponível na internet (http://atlas.fgv,br).
As informações se referem a período antes do descobrimento do Brasil, às navegações portuguesas, à Nova República e seguem até o segundo governo Lula, que foi a fase final das pesquisas.
Pré-descobrimento
Mariana Joffily chamou a atenção para o período anterior ao descobrimento do Brasil. De acordo com a historiadora, é preciso conhecer como foi a ocupação do território. 'A primeira imagem que se tem é sobre a ocupação das Américas. É muito importante porque temos muitos trabalhos em que o marco zero da História do Brasil seria a vinda dos portugueses, mas se pensarmos em ocupação do território existiam habitantes e outras coisas antes', disse.
![]() |
Página principal do site da FGV/CPDOC |
O primeiro Atlas Histórico lançado no Brasil, desde 1998, teve o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e quem quiser acessar as informações, gratuitamente, poderá navegar em mapas, imagens, arquivos de áudios e de vídeos e textos explicativos, desenvolvidos pelos pesquisadores da FGV. Na nova edição, vai ser possível verificar, ainda, os verbetes do 'Dicionário Histórico Bibliográfico' do CPDOC e itns do Acervo Histórico da FGV/CPDOC.
Para facilitar ainda mais a navegação, foram usados recursos tecnológicos para deixar os materiais como mapas e vídeos menos pesados para carregar. ' Procuramos fazer algo que fosse acessível, útil, fácil para disponibilizar. Ficamos muito contentes de ter feito essa atualização do Atlas, que já tinha quase 20 anos de publicação, lembrou Mariana."
(*) Transcrição ipsis litteris da matéria publicada no Caderno PLUS DOMINGO do Jornal Diário do Amazonas, publicado no domingo, dia 15 de janeiro de 2017 (http://new.d24am.com).
Apple Watch Stainless Steel vs Titanium
ResponderExcluirA short review of the Apple Watch mens titanium earrings Titanium Stainless Steel - see ford escape titanium for sale which version venza titanium glow is best. titanium plate flat iron The Stainless Steel - Stainless titanium blue steel has an aluminum core that is made