O Que são as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs?
"As Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC correspondem a todas as
tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e
comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de
recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio
das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e
comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de
ensino e aprendizagem.
As TICs e a Educação
As TICs também estão no ambiente escolar, auxiliando os professores
em suas práticas pedagógicas. Computadores, internet, softwares, jogos
eletrônicos, celulares: ferramentas comuns ao dia a dia da
chamada 'geração digital' e as crianças já as dominam como se fossem
velhas conhecidas. O ritmo acelerado das inovações
tecnológicas,assimiladas tão rapidamente pelos alunos, exige que a educação também acelere o passo, tornando o ensino mais criativo,
estimulando o interesse pela aprendizagem. O que se percebe hoje é que a
própria tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz para o alcance desse
objetivo. Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta
deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais
avançadas da sociedade em que nos encontramos. Espera-se,assim, da escola
uma importante contribuição no sentido de ajudar as crianças e os
jovens a viver em um ambiente cada vez mais “automatizado”, através do
uso da eletrônica e das telecomunicações. O horizonte de uma criança,
hoje em dia, ultrapassa claramente o limite físico da sua escola, da sua
cidade ou do seu país, quer se trate do horizonte cultural, social,
pessoal ou profissional.
Em uma sociedade tecnológica, o educador assume um papel fundamental
como mediador das aprendizagens, sobretudo como modelo que é para os
mais novos, adotando determinados comportamentos e atitudes em face das
tecnologias. Por outro lado, perante os produtos tecnológicos, o educador
deverá assumir-se com conhecimento e critério, analisando cuidadosamente
os materiais que coloca à disposição das crianças." (*)
"As TICs podem proporcionar potencialidades
imprescindíveis à educação. O que, gradualmente, está a conduzir
ao reequacionamento do sistema educativo e da própria formação.
Neste contexto, cada vez mais, ter-se-á de articular a escola com a
sociedade de informação e do conhecimento, oferecendo condições
para que todos possam aceder e selecionar, ordenar, gerir e utilizar
novos produtos imprescindíveis ao ensino-aprendizagem.
Com o desenvolvimento de novos meios de difusão,
a informação deixou de ser predominantemente veiculada pelo
Professor na escola. Atualmente, com o crescente aumento da
informação, o aluno chega à escola transportando consigo a imagem
de um mundo que ultrapassa os limites do núcleo familiar, do
professor e da própria escola. Mas informação não é conhecimento
e o aluno continua a necessitar da orientação de alguém que já
trabalhou ou tem condições para trabalhar essa informação. Nada
pode substituir a riqueza do diálogo pedagógico.
As TICs multiplicaram enormemente as
possibilidades de pesquisa de informação e os equipamentos
interativos e multimídia vieram colocar à disposição dos alunos
um manancial inesgotável de informações. Munidos destes novos
instrumentos, os alunos podem tornar-se “exploradores” ativos do
mundo que os envolve. Os professores devem ensinar os alunos a
avaliarem e gerirem na prática a informação que lhes chega. Este
processo revela-se muito mais próximo da vida real do que os métodos
tradicionais de transmissão do saber. Começam a surgir na sala de
aula novos tipos de relacionamento. O desenvolvimento das novas
tecnologias não diminui em nada o papel dos professores, antes o
modifica profundamente, constituindo uma oportunidade que deve ser
plenamente aproveitada. Certamente que o professor já não pode,
numa sociedade de informação e do conhecimento, limitar-se a ser
difusor de saber. Torna-se, de algum modo, parceiro de um saber
coletivo que lhe compete organizar. Sendo assim, o professor deixa
de se apresentar como o núcleo do conhecimento para se tornar um
otimizador desse mesmo conhecimento e saber, convertendo-se assim,
num:
– organizador do saber;
– fornecedor de meios e recursos de aprendizagem;
– estimulador do diálogo, da reflexão e da participação
crítica." (**)
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